segunda-feira, 30 de novembro de 2009


ADOLESCÊNCIA E PUBERDADE - 2Puberdade Feminina Precoce
A puberdade feminina precoce é um fenômeno cada vez mais preocupante para pais, médicos e sociólogos. Suas causas continuam sendo um mistério mas, nos Estados Unidos, já se constatam mais de 25% de puberdade feminina precoce entre as meninas negras e 7% entre as brancas.
O conceito de puberdade precoce recomenda a presença de caracteres sexuais secundários compatíveis com a puberdade em meninas antes dos 8 anos de idade, ou em meninos antes dos 9 anos. Em 95% das mulheres o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários ocorre entre 8,5 e 13 anos.
Um estudo sobre o tema, dirigido pela doutora Márcia Herman-Giddens e realizado em 1997, com base em 17.000 jovens americanas entre 3 e 12 anos, verificou sinais de puberdade feminina precoce aos 7 anos de idade ou menos. Esses caracteres sexuais estão surgindo dois ou três anos antes do tempo tradicionalmente esperado.
Os níveis psíquicos e emocionais da maturidade, como por exemplo, os níveis cognitivo e emocional, podem mostrar-se conturbados na puberdade feminina precoce. Como essas pacientes farão para enfrentar os sentimentos confusos que pode seguir ao surgimento de sinais exteriores de maturidade sexual? Como lidar com a atração que podem gerar nos homens? Alguns estudos indicam que uma puberdade precoce pode implicar mais depressões, agressividade, isolamento, inclusive suicídios.
A Puberdade Precoce Central ou Verdadeira é aquela que tem origem no Sistema Nervoso Central (SNC), resultante da ativação prematura do eixo hipotálamo-hipófise-gônadas. Se, por outro lado, o quadro de puberdade precoce ocorre por aumento da secreção de hormônios sexuais produzidos nas gônadas (ovários) e/ou nas glândulas supra-renais, denomina-se Pseudopuberdade Precoce.
A Puberdade Precoce Central ou Verdadeira é caracterizada pelo desenvolvimento sexual prematuro normal, decorrente do desenvolvimento precoce da função neuro-endócrina cíclica do eixo hipotálamo-hipófise-gonadal. Na expressiva maioria desses casos nenhuma causa pode ser identificada. A idade de inicio, em cerca de 50% dos casos, ocorre aos 6-7 anos mas, em 25% dos casos, pode ocorrer entre dois e seis anos. Antes dos 2 anos aparece em 18% dos casos.
Há ainda, na endocrinologia, a precocidade contra-sexual. Isso ocorre quando há aumento na secreção de androgênios nas meninas, levando a um quadro de virilização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário